Comissão Estadual da Consulta Popular valida resultado da votação

Reunião da Comissão Estadual da Consulta Popular
Reunião da Comissão Estadual da Consulta Popular - Foto: Dieice Viario/Ascom

A Comissão Estadual da Consulta Popular se reuniu na sala de reuniões do gabinete da Seplan, nesta quarta-feira (13), para validar os resultados da votação realizada entre os dias 5 e 7 de julho. Os secretários Cristiano Tatsch e José Oltramari estiveram no encontro da comissão, que é formada por representantes da Sefaz, Casa Civil, SGG, Coredes, Famurs, AGM e UVERGS, conforme a Portaria nº 017/2016.

A votação realizada pela Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan) e pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) contou com a participação de 405 mil eleitores. Em todo processo, incluindo as assembleias que definiram os programas para as cédulas de cada uma das 28 regiões, participaram 428 mil pessoas. Neste ano, a votação foi realizada pela internet, em aplicativos disponibilizados pelos Coredes e por SMS. As cédulas continham 10 programas, e cada eleitor escolheu um.

Das oito secretarias envolvidas na Consulta Popular 2016-2017, a que terá mais verba será a da Saúde, com R$ 15 milhões do total de R$ 50 milhões que serão destinados pelo governo estadual dentro do orçamento do próximo ano. O único programa da Saúde disponível para votação, de qualificação e financiamento da rede de atenção, foi o mais votado. Dos 28 Coredes, ele foi a prioridade eleita em primeiro lugar pela população em 18.

A segunda secretaria estadual com mais recursos é a de Agricultura, Pecuária e Irrigação, com R$ 11 milhões, seguida da Desenvolvimento Rural, que receberá R$ 10 milhões para atender os programas eleitos.

A partir da próxima semana, os Coredes se reunirão com representantes das secretarias dos programas vencedores para definição dos projetos regionais que receberão os recursos. As demandas eleitas pela população serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA), que será encaminhada pela Seplan à Assembleia Legislativa até 15 de setembro.

Hoje o Governador José Ivo Sartori fará o anúncio oficial dos resultados, em solenidade com os Coredes, em Porto Alegre.

Total de votos:

Site da Consulta Popular – 327.356