Consulta Popular e Planos Estratégicos são tema de encontro entre Seplan e Fórum dos Coredes

Encontro entre Seplan e Fórum dos Coredes
Encontro entre Seplan e Fórum dos Coredes - Foto: Dieice Viario/Ascom

Definir os detalhes da realização da Consulta Popular no Rio Grande do Sul e orientar os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) sobre a criação dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento foi o objetivo de um encontro realizado nesta quinta-feira (7) entre a Seplan e o Fórum dos Coredes.

Conforme o diretor-geral e secretário adjunto José Oltramari, a secretaria quer valorizar o papel dos Coredes, não só na execução da Consulta Popular, como também na construção dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento de cada uma das 28 regiões.

Oltramari também falou sobre um estudo, em parceria com outros órgãos do Estado, para que seja utilizada a regionalização dos Conselhos em áreas como a Saúde e a Educação. Sendo assim, uma coordenadoria regional passaria a englobar um ou mais Coredes, seguindo o mesmo padrão de municípios atendidos.

Ainda na reunião realizada pela manhã, o coordenador da Consulta Popular, Teonas Baumhardt, apresentou a proposta da Seplan para a Consulta Popular. A votação das prioridades de cada região será realizada ainda no primeiro semestre, para evitar o período eleitoral.

À tarde, o tema debatido foram os Planos Estratégicos. O diretor do DEPLAN, Antonio Cargnin, salientou que o Plano de Trabalho Ampliado deverá ser entregue em 60 dias, com o detalhamento dos planos já criados. Todos os textos devem respeitar a metodologia padrão, e ao mesmo tempo, atentar para as especificidades de cada região.

O secretário Cristiano Tatsch participou de alguns momentos da reunião e frisou a importância da representação de todos os Coredes para que os Planos Estratégicos possam ser gerados e executados com sucesso.