Consulta Popular Incentiva Bacia Leiteira em Nova Candelária

Por Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária

A partir de então iniciou o processo de definição dos produtores que seriam beneficiados. Baseando-se em diversos critérios, com o objetivo de aumentar a produção leiteira das propriedades, o Conselho Municipal da Agricultura definiu três produtores: Claudinei Luiz Auth, Silvestre Schneider e Charles Alexandre Kronbauer.

Na propriedade de Claudinei Auth, onde o projeto de irrigação já foi implantado e encontra-se em funcionamento, em uma área de 4.5 hectares, o total foi de dezoito mil novecentos e oitenta e nove reais (18.989,00). Do valor total, o Governo do Estado, por meio do FEAPER – Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais –, liberou doze mil reais (12.000,00), cujo restante deverá ser pago pelo produtor.

A Emater/RS-Ascar tem fundamental importância para o bom andamento da ação, realizando o projeto técnico, no acompanhamento da instalação e prestando assistência técnica ao produtor. A Prefeitura Municipal de Nova Candelária participa em outro momento de extrema importância, disponibilizando por meio da Secretaria de Obras suas máquinas e seus servidores para a preparação do local, com serviços na abertura de valas, na estrada, etc. Esse trabalho gratuito oferecido pela Secretaria de Obras gera uma economia significativa ao produtor.

O sistema de irrigação garante a produção de pasto para o gado durante o ano todo, independente das condições climáticas. Com uma maior e melhor produção, aumenta a quantidade e qualidade do leite, garantindo maior rentabilidade à propriedade.