Coordenadores e Coredes recebem treinamento sobre votação da Consulta Popular 2016-2017

Por Letícia Costa/Ascom Seplan - Edição: Denise Camargo/Secom

Coordenadores regionais da Consulta Popular, ligados à Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan), e representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), receberam nessa quarta (8) e quinta-feira (9) treinamento sobre a votação da Consulta Popular 2016-2017.

Neste ano, os votos serão feitos de duas maneiras: pelo site e por um aplicativo disponível para representantes dos Coredes e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes). A votação será nos dias 5, 6 e 7 de julho e, para votar, é necessário ter o número do título de eleitor em mãos.

Conforme o coordenador da Consulta Popular, Teonas Baumhardt, a extinção da cédula de papel proporciona maior segurança e evita o desperdício de recursos. “Sem a urna para papel, geramos uma economia e as pessoas não precisam ficar contando votos, pois é só transmitir os dados eletronicamente”, explica Teonas.

No aplicativo criado pela Procergs, que pode ser baixado em smartphones e tablets com sistemas Android e IOS, o representante poderá colher os votos da população. Ao final do dia de votação, com acesso à internet, ele transmitirá os dados. Dos 10 programas disponíveis para votação no aplicativo, o eleitor escolherá um como prioridade para sua região. O mesmo ocorrerá se o voto for feito pelo site da Consulta Popular.

Com as mudanças no sistema de votação, a Seplan também optou pela realização da votação durante três dias. Assim, a população tem mais tempo para votar pela internet ou presencialmente.