Projetos científicos de desenvolvimento regional terão R$ 429 mil para financiamento através da Consulta Popular

Por Ascom/Fapergs - Edição: Denise Camargo/Secom

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) abriu, nesta segunda-feira (18), as inscrições para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico-Tecnológico Regional – Procoredes – Processo de Participação Popular. O edital prevê R$ 429 mil para projetos científicos e tecnológicos para desenvolver as regiões do Alto do Jacuí, Campanha, Noroeste Colonial e Campos de Cima da Serra, definidas previamente em consulta popular.

Os recursos vão financiar projetos nas seguintes áreas de pesquisa: efeitos de resíduos de glifosato na saúde humana e animal; turismo e geodiversidade para o desenvolvimento do potencial turístico; gestão pública e social nos distritos industriais; produção de mudas e pequenos frutos e sobre o manejo de sistemas de produção para a melhoria da qualidade do solo e da água.

Os pesquisadores devem ter experiência reconhecida e estar vinculados a uma instituição de ensino ou pesquisa. O prazo de execução é de 12 meses. As inscrições podem ser feitas pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos- SigFAPERGS, até as 17h59 do dia 10 de junho. As propostas aprovadas serão conhecidas em 12 de setembro.

Mais informações estão no site www.fapergs.rs.gov.br