Secretaria do Planejamento articula início do processo da Consulta Popular 2017/2018

Secretaria do Planejamento e Fórum dos Coredes iniciam discussão da Consulta Popular 2017/2018

No último dia 08 de março a Coordenação da Consulta Popular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão iniciou os trabalhos referentes à Consulta Popular 2017/2018.

Na parte da manhã reuniu-se toda a equipe de trabalho para discutir as propostas de valores, calendário, metodologia de distribuição dos recursos e revisão do Regimento Interno e do Decreto que regulamenta a consulta direta à população. O maior desafio para este ano é a compatibilização dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional, elaborados pelos COREDES – Conselhos Regionais de Desenvolvimento – com os Programas e Ações do Plano Plurianual 2015/2019, e as demandas a serem eleitas pela população.

Todos estes pontos foram rediscutidos à tarde com uma comissão do Fórum dos COREDES. Ficou definido o encaminhamento das propostas ao Fórum dos COREDES que se reúne no dia 09 de março. Após a deliberação dos COREDES as propostas serão encaminhadas para apreciação e homologação da Comissão Geral da Consulta Popular.

A Comissão Geral tem a atribuição de Coordenação Executiva da Consulta Popular, e é presidida pelo Secretário Estadual de Planejamento, Governança e Gestão. Compõem ainda a Comissão representantes da Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, dos COREDES, da FAMURS, da AGM e UVERGS, indicados pelos dirigentes dos respectivos órgãos e entidades.

Texto: Paulo A. C de Souza e Luiz Roberto Garcia

Fotos: Coordenação da Consulta Popular.