Seplan participa do Encontro Anual dos COREDES em Cruz Alta

A Seplan realizou, na quarta-feira (16), um painel durante o XIX Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos Coredes do RS, ocorrido na Unicruz, em Cruz Alta.

Participaram o secretário do Planejamento Mobilidade e Desenvolvimento Regional, José Reovaldo Oltramari, o coordenador da Consulta Popular, Teonas Baumhardt, o diretor do Deplan, Antonio Paulo Cargnin e o diretor do DOF, Herbert Klarmann.

O secretário Oltramari e Teonas falaram sobre o novo modelo de Consulta Popular e a importância da articulação com os planos estratégicos que estão sendo elaborados pelos Coredes. Herbert apresentou a realidade financeira do Estado, mostrando as implicações no Orçamento que está em tramitação na Assembleia Legislativa. Antonio abordou a finalização do processo de elaboração dos planos estratégicos e sua implementação.

Após a abertura oficial, o encontro teve início com uma apresentação do engenheiro agrônomo Jair Mello, da Cooperativa CCGL, sobre a experiência inovadora de compartilhamento do Valor Adicionado aos municípios de origem da produção de leite. A programação contou também com relatos de experiências exitosas em todas as Regiões Funcionais do Estado.

Na quinta-feira (17), representantes do Ministério da Integração Nacional apresentaram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e suas implicações no RS.